Espinosa, meu éden 6r4r4o

Espinosa, meu éden

sábado, 18 de janeiro de 2025 wz

3653 - A Virgem Vermelha 3w284j

Filmaço! Simplesmente porreta. Para quem, como eu, adora cinema, sobretudo filmes baseados em fatos reais, eis uma produção cinematográfica imperdível de assistir, uma história de personagens completamente singulares e altamente profundos e complexos, mãe e filha de talentos e convicções fortes e extraordinários. Falo do filme "A Virgem Vermelha", filme espanhol disponível no catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime. A direção é de Paula Ortiz, tendo como protagonistas em impecáveis atuações dramáticas as atrizes Najwa Nimri e Alba Planas. 
O filme nos mostra a vida de uma mãe e uma filha e suas jornadas em tempos de queda da Monarquia e ascensão ao poder do Socialismo na Espanha dos anos 30. É uma história extraordinária, quase inacreditável, mas é a verdade nua e crua. A senhora Aurora Rodríguez Carballeira, mulher firme, decidida e convicta dos seus ideais de defesa das mulheres e da "eugenia", ideologia que defende o aperfeiçoamento da espécie humana por meio da seleção genética, resolveu gerar uma criança para transformá-la em uma pessoa perfeita, livre, inteligente e preparada intelectualmente para realizar uma mudança estrutural na sociedade espanhola. Ela planejou tudo nos mínimos detalhes. Escolheu um religioso bonito, saudável, culto e inteligente para ter a relação sexual que geraria sua filha, com a preocupação de que este nunca viesse a público desvendar e requisitar a paternidade da criança. Ela então, após todos os cuidados durante a gravidez, entre dietas e exercícios, mudou-se para Madrid, dedicando-se com afinco e determinação, em tempo integral, na construção intelectual da mulher ideal e perfeita. A filha nascida em 9 de dezembro de 1914, batizada de Hildegart Rodríguez Carballeira, tornou-se prontamente uma mente brilhante, uma garota prodígio. Integralmente focada nos estudos, a menina já lia aos 2 anos de idade. Aos 3 anos, já sabia escrever. Aos oito anos, já falava Inglês, Francês e Alemão, além do Espanhol. Aos 13 anos, Hildegart tinha enorme conhecimento educacional, de tanto ler e aprender com as aulas de sua mãe. Aos 14, começou a estudar Direito, com uma licença especial devido à sua pouca idade. Depois de se formar em Direito, com 17 anos, começou a estudar Medicina e Filosofia e Letras. Foi durante este período de universidade que ela ou a dar palestras e a escrever artigos para uma série de revistas e periódicos, bem como de escrever 16 monografias sobre educação sexual, controle da natalidade, eugenia, esterilidade, divórcio e direitos das mulheres. Convidada por um jovem militante, entrou para o ativismo político, sendo de fundamental importância no o das mulheres à seara da política e na vitória dos socialistas nas eleições pós queda da Monarquia. Era respeitada por suas ideias e militância em defesa dos trabalhadores e das mulheres. Tempos depois, decepcionada com os rumos tomados pelos políticos que ajudou a eleger, foi expulsa do Partido Socialista em 1932, ando a integrar o Partido Republicano Federal.



A Aurora era uma mãe controladora, autoritária e inflexível, que idealizou criar uma filha perfeita, totalmente controlada para seguir absolutamente fiel aos seus anseios e ideários. O fanatismo era tamanho que a menina não podia brincar ou desviar a atenção para nada que não fosse a busca do conhecimento e das virtudes. Tinha hora certa para acordar, comer e dormir, até para dançar valsa com a mãe, que a chamava de sua "escultura de carne", como se esta fosse sua obra-prima, produzida para ser infalível e fiel. A mãe controlava tudo, presente o tempo inteiro, até na hora de dormir no mesmo quarto e na mesma cama. Mas a menina prodígio foi crescendo, conhecendo e se relacionando com outras pessoas e acabou descobrindo o amor, o que resultou em discordâncias e atritos sérios com a progenitora controladora e inteiramente intransigente.
Ambas foram de fundamental importância nas conquistas sociais e políticas das mulheres espanholas, ajudando a realizar profundas e necessárias mudanças na sociedade da época. 



Elenco de "A Virgem Vermelha", que estreou no Brasil em 5 de dezembro de 2024 e está disponível no catálogo da Prime Video:
Alba Planas - Hildegart Rodríguez
Najwa Nimri - Aurora Rodríguez
Aixa Villagrán - Macarena
Fernando Delgado-Hierro - Pepe Arriola
Jorge Usón - Miguel
María Alfonsa Rosso - Rosa
Nur Al Levi - Soledad
Pablo Vázquez (III) - Antonio
Patrick Criado - Abel Velilla
Pepe Viyuela - Guzmán



Eu poderia contar mais sobre a história da mãe opressora e da filha genial, mas certamente revelaria a vocês acontecimentos que iriam ocorrer no desenrolar do filme, acabando com o mistério sobre a conclusão de história tão insólita. Que vocês não deixem de assistir ao filme, pois o enredo da vida real é mais interessante e inimaginável que qualquer trama inventada pelos humanos.
A garota gerada para ser perfeita acabou se contaminando pela força do amor e dos seus próprios ideais, tornando-se imperfeita para a mãe dominadora que a imaginou domável e reprimível. O ato de ser livre tem preço a pagar, e alto, infelizmente.
Um grande abraço espinosense.