Sou católico, mas respeito todas as demais religiões, assim como respeito e compreendo bem quem não acredita em Deus. Eu acredito em Deus, mas existem um bocado de coisas intrigantes e meio inexplicáveis que me deixam incrédulo muitas vezes. Por isso espero com ansiedade um possível ou improvável encontro com o Criador para que Ele possa me explicar em detalhes o porquê de muitas situações estranhas neste mundo terreno. Quem sabe um dia isto não acontece? É preciso ter fé, sempre!
Perdemos há pouco o Papa Francisco e o Pepe Mujica, duas figuras incríveis, humanistas e humildes, que deram sua especial contribuição à melhoria deste nosso injusto mundo. E ontem perdemos mais uma figura importante que só espalhou solidariedade, paz e amor, o cidadão Divaldo Pereira Franco, médium, orador e fundador da Mansão do Caminho. Vitimado por um câncer de bexiga, o líder espírita de 98 anos faleceu ontem, 13 de maio, em Salvador, Bahia. Ele era baiano, nascido em 5 de maio de 1927 na cidade de Feira de Santana.
![]() |
Chico Xavier ao lado de Divaldo Franco |
Divaldo transpirava serenidade e bondade na sua condição de um dos mais respeitáveis líderes religiosos do país, sempre atuando de forma íntegra e ética em prol da população. Realizou cerca de 20 mil seminários e conferências por mais de 70 países e teve mais de 260 livros psicografados publicados, divulgando a doutrina espírita e lutando pela transformação positiva da criatura humana para a criação de um mundo mais justo e humano. No ano de 1952, no Bairro de Pau da Lima, em Salvador, fundou a Mansão do Caminho, uma instituição que acolhe e educa milhares de crianças em condições de vulnerabilidade social. A entidade transformou-se com o tempo em um complexo educacional que oferece escola, oficinas profissionalizantes e atendimento médico, funcionando com os valores advindos da venda dos livros de Divaldo e da arrecadação das suas conferências e seminários feitas pelo mundo.
Defensor intransigente da paz e da harmonia entre as pessoas, ele criou em 1998 o "Movimento Você e a Paz", evento ecumênico que reúne anualmente líderes religiosos das mais variadas religiões, irmanados nas orações com o povo na busca do entendimento e da concórdia. Sua história de vida virou livro e posteriormente também um filme intitulado "Divaldo – O Mensageiro da Paz", com direção de Clovis Mello e participação dos atores Bruno Garcia, Regiane Alves, Marcos Veras e Laila Garin.
Que os ensinamentos dos nossos sábios, serenos e pacíficos homens, Francisco, Pepe e Divaldo, contagiem os corações e mentes daqueles pobres coitados que se encontram cegos e perdidos no fanatismo político-religioso para que redescubram o quanto antes os ideais de fraternidade e solidariedade propostos por Jesus Cristo em suas aulas e parábolas, fazendo com que a paz e o amor prevaleçam, tornando este nosso mundo um lugar mais próspero, feliz e justo social e economicamente.
Um grande abraço espinosense.