A melhor e mais famosa competição de clubes do planeta está chegando às suas fases decisivas, agora com apenas quatro concorrentes ao título da temporada 2024/2025. Arsenal, Barcelona, Internazionale e Paris Saint-Germain são os únicos que continuam na briga pela glória de levantar a "orelhuda", agora indo disputar os jogos das semifinais do torneio europeu.
Nas finalizadas quartas de final, a emoção rolou solta nos gramados, com jogos espetaculares. Na terça-feira, no Villa Park em Birmingham, o inglês Aston Villa de Unai Emery assustou o Paris Saint-Germain de Luis Enrique, que havia vencido a primeira partida na semana ada em sua casa pelo placar de 3 x 1. Depois de estar perdendo por 2 x 0, o Aston Villa se lançou ao ataque e conseguiu uma virada sensacional, ganhando a partida de volta por 3 x 2. Mesmo com o resultado positivo, o time inglês ficou sem a vaga, conquistada pelo time francês pela vantagem de um gol nos dois confrontos. O PSG vai se digladiar com o Arsenal nas semifinais. O destaque ficou por conta do goleiraço Donnarumma, do PSG, que fez algumas defesas milagrosas.
Ainda na terça-feira, outra partida emocionante. O alemão Borussia Dortmund de Niko Kovac entrou em campo precisando realizar um milagre, o de reverter a goleada de 4 x 0 sofrida na primeira partida disputada no Olímpico Lluís Companys para o Barcelona de Hansi Flick. E conseguiu um feito memorável, a vitória por 3 x 1, porém insuficiente para a classificação às semifinais. O espanhol Barcelona segue adiante e vai enfrentar o Internazionale de Milão. Destaque para o atacante Serhou Guirassy, autor de um hat-trick para o Borussia.
Nesta quarta-feira, outro time entrou em campo no Santiago Bernabéu com a tarefa ingrata de reverter um resultado negativo de 3 x 0 sofrido no jogo de ida, o Real Madrid de Carlo Ancelotti, protagonista de várias façanhas memoráveis na história. O inglês Arsenal, do técnico Mikel Arteta, que arrasou em campo, fazendo uma exibição de gala no primeiro jogo, poderia até perder por dois gols de diferença, mas nada disso ocorreu. Ainda na primeira etapa, o Arsenal poderia ter saído na frente do placar, mas Thibaut Courtois defendeu a cobrança de pênalti de "cavadinha" de Bukayo Saka. No final, o Arsenal mostrou sua força e venceu novamente o poderoso Real Madrid por 2 x 1. A próxima batalha será contra o Paris Saint-Germain. Destaque para o atacante Saka, que se redimiu da perda do pênalti marcando um gol importantíssimo.
Também na quarta-feira de decisões, o quarto confronto das quartas de finais foi digno de aplausos, com um baita jogo entre Internazionale e Bayern de Munique no Giuseppe Meazza (San Siro). Com a vantagem de ter vencido por 2 x 1 na casa do adversário o primeiro confronto, o time italiano do treinador Simone Inzaghi mostrou sua tradicional capacidade de se defender bem, segurando o ímpeto do fortíssimo Bayern do técnico Vincent Kompany e mantendo o empate em 2 x 2, o que lhe garantiu a vaga nas semifinais, onde enfrentará o Barcelona. Destaque para Lautaro Martínez, o artilheiro argentino que balançou as redes mais uma vez.
Artilheiros da Champions League 2024/25
Guirassy (Borussia Dortmund): 13 gols
Raphinha (Barcelona): 12 gols
Lewandowski (Barcelona): 11 gols
Kane (Bayern de Munique): 11 gols
Haaland (Manchester City): 8 gols
Vini Jr. (Real Madrid): 8 gols
Lautaro Martínez (Inter de Milão): 8 gols
Julián Álvarez (Atlético de Madrid): 7 gols
Pavlidis (Benfica): 7 gols
Mbappé (Real Madrid): 7 gols
Dembélé (PSG): 7 gols
Jonathan David (Lille): 7 gols
Julián Álvarez (Atlético de Madrid): 7 gols
Pavlidis (Benfica): 7 gols
Mbappé (Real Madrid): 7 gols
Dembélé (PSG): 7 gols
Jonathan David (Lille): 7 gols
Nas semifinais, os confrontos serão entre Paris Saint-Germain e Arsenal, e entre Barcelona e Internazionale. Promessa de disputas intensas e cheias de emoção.
Arsenal x PSG - 29 e 30 de abril
Barcelona x Inter de Milão - 6 e 7 de maio
A grande final será realizada na Arena de Munique, na Alemanha, no dia 31 de maio, às 16 horas de um sábado. O mundo estará de olho.
Um grande abraço espinosense.
Um grande abraço espinosense.