Espinosa, meu éden 6r4r4o

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 21 de abril de 2025 3m4a6z

3722 - Morreu Dona Cida 3w375b

Fiquei muito entristecido com a notícia que me chegou de Espinosa dando conhecimento do falecimento, no dia 19 de abril, Sábado de Aleluia, da Senhora Maria Aparecida Fernandes Ribeiro, mãe de Ativaldo da oficina, carinhosamente chamada de Dona Cida. Ela era muito amiga da minha falecida mãe, Juvercina, a Dona Zu.
A comunidade espinosense certamente estará bastante consternada com a perda de pessoa tão apreciada na nossa cidade. Ao Ativaldo e demais familiares, expresso o meu sentimento de pesar, minha solidariedade cristã e a minha prece ao Pai Todo-Poderoso para que Ele lhes acalente neste momento de tão profunda dor e sofrimento.
Que Dona Cida ascenda ao Reino Celeste para o merecido descanso eterno em plena paz!
Um grande abraço espinosense.




3723 - Francisco, um homem bom e santo 4qu1d

Acordei hoje e já me entristeci logo de manhã nesta segunda-feira, no feriado de Tiradentes, ao tomar conhecimento do falecimento do Papa Francisco. Uma triste notícia para o mundo inteiro!
O senhor Jorge Mario Bergoglio, argentino nascido na capital Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, faleceu hoje, dia 21 de abril de 2025, às 7h35 no Vaticano. Amante do futebol e torcedor apaixonado do Club Atlético San Lorenzo de Almagro, Jorge teve pai operário e mãe dona de casa, sem luxos na infância e adolescência. Por isso, sua irável consciência social.
Depois de uma longa e santa caminhada religiosa dentro da Igreja Católica, o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013, no segundo dia do Conclave, escolhendo o nome de Francisco. Tornou-se assim o primeiro jesuíta e a primeira figura do continente americano a ser eleito Papa.



O Papa Francisco terá sempre o meu amor, respeito e iração. Pessoa de um coração iluminado, sempre mostrou seu imenso amor pelo mundo, especialmente pelos pobres, os menos favorecidos, os oprimidos pelos insensíveis projetos econômicos. Mesmo seguindo as doutrinas da conservadora Igreja Católica quanto a aborto e eutanásia, conseguiu avanços inimagináveis em assuntos bastante melindrosos, como sua determinação firme em não compactuar ou escamotear os muitos crimes de pedofilia e abuso sexual cometidos por religiosos. Apesar de seguir a regra da Igreja de não aceitar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, teve a sensibilidade e a coragem de defender as uniões civis entre homossexuais. Sua ação mostrou aos radicais que é possível discordar de situações, sem ter ódio nem praticar violência contra as pessoas. Deixou sempre claro ao mundo a sua defesa resoluta do Meio Ambiente, apoiando sempre as instituições e ações em defesa da Natureza. E se posicionou fortemente a favor dos imigrantes, já que seu pai, italiano, foi ganhar a vida em outro continente, na Argentina.



Sempre descontraído, bem-humorado e com um sorriso angelical no rosto, o Papa Francisco nunca se intimidou com os seus poderosos adversários de ideias dentro do Vaticano e, com firmeza, repudiou os males do capitalismo e do comunismo, a ganância pelo poder e riqueza e o apego às coisas materiais. Teve uma vida simples e humilde, abdicando de salário e acomodação mais confortável no Palácio Apostólico e teve a coragem de realizar uma reforma istrativa estrutural nos controles das finanças do Banco do Vaticano, por vezes suspeito de irregularidades, para torná-lo confiável, eficiente e transparente. Francisco defendeu indígenas, refugiados e vítimas das estúpidas guerras em vigor no mundo. Também salientou a importância das mulheres na Igreja e empreendeu esforços para se aproximar de outros líderes religiosos, pregando a união, a cooperação, o diálogo e o respeito. Sempre se posicionou contra a cultura do armamento e da disseminação de fake News.



Francisco, apesar do seu aspecto sereno e frágil, era um gigante combatente da verdadeira paz entre os homens. E não se esquivava do peso de se declarar abertamente incomodado com a injustiça social que insiste em permanecer no mundo, mesmo com toda a evolução humana.
Francisco, irador de Pelé, Diego Armando Maradona e Lionel Messi, deixa o campo de jogo para em breve ter um substituto, alguém que assumirá o cargo de líder da Igreja Católica após a escolha dos Cardeais no Conclave. Difícil prever o que virá adiante, se alguém comprometido com a evolução ou com o retrocesso. Só espero que as lutas de Francisco não sejam abandonadas pela Igreja, como a de termos um mundo mais benevolente, solidário, pacífico e justo socialmente.
Descanse em paz, Jorge Mario Bergoglio! Missão cumprida com louvor, Santo Homem de Deus!
Um grande abraço espinosense.