Espinosa, meu éden 6r4r4o

Espinosa, meu éden

terça-feira, 17 de julho de 2012 1t30v

469 - As músicas brasileiras mais tocadas ano a ano desde 1902 6dn28

Descobri um site interessante, chamado Hot100brasil.com, que disponibiliza, entre outras coisas, as músicas mais tocadas no país desde o ano de 1902. Os dados não são totalmente confiáveis, já que não há no Brasil um processo seguro de medição da execução das músicas em todo o país. Mas com base em informações coletadas em fontes como boletins de execução de rádios de diversas capitais brasileiras, relatórios de vendas das grandes gravadoras, livros, revistas e jornais, conseguiu-se extrair um panorama bem abrangente das músicas mais tocadas em todos esses anos.
O disco brasileiro comemorará agora em agosto seus 110 anos de vida. O início se deu no ano de 1902 com predominância da Casa Edison, que dominava o mercado com mais de 80 por cento, com suas gravações exclusivamente mecânicas. Com a popularização do rádio, por volta de 1927, as gravações, agora elétricas, se tornaram mais frequentes e grandes ídolos começaram a despontar no cenário musical brasileiro, bem como a chegada de novas gravadoras, acirrando a concorrência. Fazem grande sucesso nesta época (1927-1957), os artistas de voz bela e potente como Mário Reis, Aracy de Almeida, Vicente Celestino, Francisco Alves, Cármem Miranda, Orlando Silva, Nélson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Dick Farney, Nora Ney, Sílvio Caldas, Marlene, Dalva de Oliveira e Dolores Duran, entre outros.
O final dos anos 50 e o início dos anos 60 trazem uma verdadeira reviravolta na indústria da música brasileira, com a introdução de novos movimentos musicais que mudaram todo o panorama vivido até então. O surgimento da Bossa Nova mudou radicalmente a maneira de cantar, com a sua batida diferenciada e o canto sussurrante, além da alteração nos temas das músicas, que aram a falar mais de coisas mais leves, de praia, sol e mar. Ainda viria movimentar a cena musical do país, a Jovem Guarda, influenciada pelos quatro garotos de Liverpool, o fenômeno mundial Beatles, que conquistava o mundo inteiro. 
A televisão ou a competir com o rádio, sendo vital para a divulgação dos novos artistas, muitos deles se utilizando dos famosos festivais de música para mostrar ao público os seus trabalhos e ganhar o respeito e a iração de todo o país. Assim nascia a Tropicália, de Caetano, Gil, Gal e Bethânia e os Novos Baianos, de Moraes, Baby, Pepeu e Paulinho Boca de Cantor. Destacam-se ainda no período, Chico Buarque, Tim Maia, Mílton Nascimento, Elis Regina, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Rita Lee, Ivan Lins, Gonzaguinha, Jair Rodrigues, Roberto e Erasmo Carlos, Jorge Ben, entre tantos outros.
A partir da chegada do CD e o quase desaparecimento dos LPs, a indústria da música usa cada vez mais a televisão, na nova linguagem de divulgação dos videoclipes. Há uma explosão do rock nacional, nos anos 80, que catapulta para o sucesso bandas fundamentais como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawai, Capital Inicial, Titãs e Barão Vermelho. Acontece também, no final dos anos 80, uma grande repercussão dos gêneros popularescos como a música sertaneja moderna, o funk, o pagode e o axé. A disseminação da Internet veio possibilitar um até então impensável compartilhamento de música por todo o mundo, acabando de vez com as fronteiras da indústria musical.

Dê uma olhada na relação das músicas mais tocadas ano a ano no Brasil e veja se a qualidade melhorou ou piorou nos últimos anos.
Um grande abraço espinosense.

2011: “Um beijo”, Luan Santana
2010: “Só rezo”, NX Zero
2009: “Agenda”, Ornella di Santis e Belo
2008: “Extravasa”, Cláudia Leitte
2007: “Natiruts reggae power”, Natiruts
2006: “É isso aí”, Ana Carolina e Seu Jorge
2005: “Eu amo”, Zezé di Camargo e Luciano
2004: “Vou deixar”, Skank
2003: “Tô nem aí”, Luka
2002: “Festa”, Ivete Sangalo
2001: “Quem de nós dois”, Ana Carolina
2000: “Amor I love you”, Marisa Monte
1999: “Sozinho”, Caetano Veloso
1998: “Cada volta é um recomeço”, Zezé di Camargo e Luciano
1997: “Palpite”, Vanessa Rangel
1996: “Garota Nacional”, Skank
1995: “Vira vira”, Mamonas Assassinas
1994: “Eu só penso em você”, Zezé di Camargo e Luciano e Willie Nelson
1993: “Que se chama amor”, Só Pra Contrariar
1992: “O canto da cidade”, Daniela Mercury
1991: “É o amor”, Zezé di Camargo e Luciano
1990: “Evidências”, Chitãozinho e Xororó
1989: “Bem que se quis”, Marisa Monte
1988: “Faz parte do meu show”, Cazuza
1987: “Que país é este">
e aqui e veja os maiores sucessos de cada ano: hot100brasil.com

Nenhum comentário: f446e