Espinosa, meu éden 6r4r4o

Espinosa, meu éden

terça-feira, 2 de junho de 2015 155c51

1258 - O paraíso do Parque Nacional da Tijuca 3wq2x

Muita gente nem sabe que existe, mas ali bem no coração da mais bela cidade do mundo, o Rio de Janeiro, está localizado o Parque Nacional da Tijuca, nada menos que a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, que conta com uma extensão de 3.953 hectares de Mata Atlântica.
Localizado no coração do Rio de Janeiro, com o pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque da Tijuca, além de ser o terceiro maior do país, é atualmente o mais visitado, recebendo cerca de dois milhões de visitantes por ano. Em seu interior são encontradas plantas nativas, árvores frutíferas, pássaros, montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas que desvendam belas paisagens, entre elas pontos turísticos famosos como a Floresta da Tijuca, o Pico do Papagaio, o Parque Lage, a Cascatinha Taunay, o Corcovado, o Cristo Redentor e a Vista Chinesa. 
O parque, que é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, é o lugar ideal para os praticantes de atividades físicas, eios e caminhadas. São muitas as opções de lazer e aventura, tudo em um cenário de esplêndida beleza e harmonia entre a cidade e a Natureza.
Do alto da Pedra da Gávea, por exemplo, é possível avistar grande parte do Parque Nacional da Tijuca, incluindo o Corcovado e as praias de São Conrado, Ipanema e Leblon, além da Lagoa Rodrigo de Freitas e a Barra da Tijuca, um panorama espetacular desta cidade de rara beleza.
Os apreciadores dos esportes e da Natureza tem à sua disposição inúmeras possibilidades, desde ficar apenas contemplando a Natureza até realizar caminhadas, corridas, pedalar, escalar, tomar banho de cachoeira e praticar voo livre.
Mais que um local turístico, o Parque Nacional da Tijuca tem a função primordial de proteger a primeira floresta replantada do mundo, com uma infinidade de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café.
Um grande abraço espinosense.






















COMO CHEGAR:

Setor Floresta da Tijuca
Entrada na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista. | o pela Estrada do Alto, tanto vindo da Tijuca (pela Av. Edson os) quanto da Barra da Tijuca e do Itanhangá (pela Estrada das Furnas).
De ônibus: linhas 301, 333, 308, 309 e 345
A Cachoeira das Almas, local liberado para banho nesse setor, fica a aproximados três quilômetros da entrada do Parque
Horário de funcionamento: Diariamente, 8h às 17h.

Setor Serra da Carioca
Corcovado e Paineiras
o pelo bairro de Santa Teresa (R. Almirante Alexandrino) e pelo Alto da Boa Vista (R. Amado Nervo), ambas em direção às Paineiras e ao Corcovado. Pelo Jardim Botânico (Rua Pacheco Leão em direção à Vista Chinesa).
Atenção: carros particulares devem estacionar nas Paineiras, ao lado da entrada para o Monumento. O percurso entre a entrada principal e a estátua é feito por um sistema de vans.
De ônibus: só é possível fazer parte do trajeto utilizando as linhas 583,584, 569 e 570 (deve-se descer no Cosme Velho e seguir de táxi o restante do trajeto).
A pé ou de bicicleta: muitos sobem até o Parque a partir do Jardim Botânico, aproveitando para visitar a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e as cachoeiras do Quebra e Box (ou dos Macacos) que ficam no caminho (utilizando a Estrada Dona Castorina, que começa no Jardim Botânico).
De trem: A estação do Trem do Corcovado fica na Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho. Os trens partem a cada 30 minutos e o percurso dura 20 minutos até o monumento.
De van: Pontos de saída ficam no Largo do Machado, ao lado da saída da estação de metrô, e na Praça do Lido, em Copacabana. As vans partem a cada 10 minutos.

Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Tel. 3257-1800
Horário de funcionamento: Diariamente, 8h às 17h
www.eavparquelage.rj.gov.br
Como chegar: Da estação do metrô de Botafogo pegar integração para o Jardim Botânico ou Gávea.
Ônibus: 170, 172 ,174, 176, 179, 409, 410, 571, 573 e 583

Setor Pedra Bonita/Pedra da Gávea
Pedra Bonita
Onde está a rampa de voo de asa delta e o o do Pico Agulhinha. o pela Estrada das Canoas, até chegar ao Caminho da Pedra Bonita.
De ônibus: linha 448 - Maracaí, que a pela Estrada das Canoas (o trecho do Caminho da Pedra Bonita não é feito pelo ônibus)

fonte: parquedatijuca.com.br

Nenhum comentário: f446e