Hugo Marinho Borges Calderano é o nome dele. Filho dos pais professores Marcos Marinho Calderano e Elisa Borges, o menino que nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de junho de 1996, desde cedo foi influenciado para se dedicar a algum esporte. Após experimentar alguns esportes coletivos, o garoto descobriu e se apaixonou pelo Tênis de Mesa. Destacou-se imediatamente até que conseguiu uma façanha aos 16 anos, ao derrotar por 3 x 2 o seu ídolo Hugo Hoyama, ganhador de dez Medalhas de Ouro em Jogos Pan-Americanos. Era o dia 10 de dezembro de 2011. Daí em diante, as vitórias e conquistas se intensificaram. Nos Jogos Olímpicos da Juventude ele conquistou a Medalha de Bronze ao vencer por 4 sets a 2 o atleta de Taipei, Heng Wei Yang. Foi Campeão Brasileiro de simples, Campeão Latino-Americano, vencedor do Japan U21 Open e medalhista de prata no torneio ITTF Grand Final U21. Foi jogar na Alemanha com 18 anos, no clube TTF Liebherr Ochsenhausen. Venceu o consagrado atleta alemão medalhista de prata nos Jogos de Pequim 2008 e Bicampeão Mundial Timo Boll por 3 sets a 0.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, foi Medalha de Ouro. Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil, fez boa campanha e chegou às oitavas de final. Com os ótimos resultados alcançados em torneios, campeonatos e competições olímpicas, em disputas simples, em duplas ou em equipes, chegou ao Top 10 em 2018, alcançando feito inédito no cenário do Tênis de Mesa sul-americano. Em 2019, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, repetiu a conquista da Medalha de Ouro. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, bateu novo recorde, ao chegar às quartas de final. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, Calderano fez história ao se tornar o primeiro Tricampeão consecutivo de Tênis de Mesa. Em Paris, nos Jogos Olímpicos de 2024, um fracasso desolador, com Calderano terminando em 4º lugar, depois de perder na disputa do bronze para o francês Félix Lebrun (5º no ranking ITTF).
Mas a glória viria em 2025. Na Copa do Mundo de Tênis de Mesa realizado agora em abril em Macau, na China, o mesa-tenista brasileiro fez história, ao vencer nada menos que os três atletas com melhor colocação no ranking mundial: o japonês Tomokazu Harimoton (terceiro, derrotado nas quartas de final por 4 x 1), o chinês Wang Chuqin (segundo, derrotado na semifinal por 4 x 3) e Lin Shidong (primeiro, derrotado na final por 4 x 1, com parciais de 11/9, 11/7, 11/8, 9/11 e 11/6.).
O nosso Campeão Hugo Calderano tornou-se o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia ou Europa a ser Campeão da competição, um feito memorável. Tal façanha o levou a figurar na terceira posição do ranking mundial da modalidade.
Parabéns ao inteligentíssimo, competente e dedicado atleta Hugo Calderano que orgulha a todos nós, brasileiros, por elevar o nome do nosso Brasil para o mundo inteiro de forma positiva.
Parabéns também à nossa gigante Campeã Rebecca Andrade, que na segunda-feira, 21 de abril, foi premiada em cerimônia realizada em Madrid com o inédito Laureus World Sports Awards, considerado o "Oscar do Esporte", na categoria de Melhor Retorno do Ano, pela sua incrível dedicação e superação de lesões, após enfrentar oito cirurgias e um longo e duro período de recuperação. Rebecca fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao ganhar quatro Medalhas Olímpicas: Ouro no solo (superando Simone Biles), Prata no individual geral e no salto, além do Bronze por equipes.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário: f446e
Postar um comentário