Um dos mais ilustres filhos da cidade mineira de Montes Claros, incontestavelmente, é o saudoso antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político Marcos Darcy Silveira Ribeiro. Nascido aos 26 de outubro de 1922, filho da união amorosa de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira, o montes-clarense sábio, inquieto e sapeca tumultuava o ambiente quando criança e adolescente, sempre se destacando na ainda pequena localidade do Sertão. Após fazer os estudos fundamentais e secundários, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros, Darcy foi para a capital mineira Belo Horizonte estudar Medicina. Mas, descobrindo as Ciências Sociais, apaixonou-se imediatamente e largou a ideia de ser médico para lá. Engajou-se no estudo e na defesa dos nossos indígenas e foi um guerreiro na defesa da Educação de qualidade e para todos no Brasil. Com sua inteligência e força de luta invejáveis, esteve no poder como Ministro da Educação e da Casa Civil do Presidente João Goulart, como Senador da República, e como Vice-Governador do Rio de Janeiro na gestão de Leonel Brizola, além de ser o fundador da UnB-Universidade de Brasília. Por toda esta brilhante trajetória em prol do Brasil e dos brasileiros, Darcy recebeu o título de "Herói Nacional", com seu nome inscrito no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na data de novembro de 2024.
Um tanto polêmico por sua combatividade e suas ideias socialistas, Darcy era um sonhador que conseguiu tornar concretas algumas das suas maravilhosas ideias progressistas, falhando, para prejuízo da Pátria, na implementação de outras. Escreveu livros, defendeu os índios, melhorou a Educação com o projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), foi o responsável pela criação e pelo projeto cultural do Memorial da América Latina em São Paulo, e fez o que eu acho o mais lindo e ambicioso projeto educacional de todos os tempos no país: criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), projeto pedagógico maravilhoso e revolucionário no Brasil que proporcionava assistência em tempo integral a crianças nas escolas públicas, até fora do horário normal de aulas. Um sucesso estupendo que deveria ser expandido e implantado no país inteiro, o que nos faria ser realmente uma Nação progressista e evoluída em pouco tempo. Mas os poderosos arcaicos e gananciosos que enriquecem com a ignorância do povo, logo trataram de barrar a ideia.
Darcy Ribeiro é constantemente festejado como um dos mais ilustres filhos de Montes Claros, mas muita gente desconhece sua História, suas ideias, suas lutas e seus padecimentos. Por ser frenético combatente da Democracia, da Educação e da Justiça Social, sofreu as perseguições covardes dos adversários, que o cassaram e o fizeram se exilar no exterior, ficando preso em uma cela na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, por mais de oito meses durante a maldita e covarde ditadura civil-militar que reinou por longos, violentos, repressivos, sangrentos e tristes 21 anos.
Uma boa oportunidade para que conheçamos todos a vida e a obra do grande Darcy Ribeiro está no canal do YouTube da TV Cultura, onde estão disponíveis gratuitamente, desde 29 de janeiro de 2023, cinco episódios com menos de uma hora de uma série documental dirigida por Ana Maria Magalhães "que mostra as diversas facetas de um dos principais atores na construção da identidade nacional como antropólogo, sociólogo, historiador e político, destacando-se como um dos maiores nomes do estudo das identidades latino-americanas com todo seu humanismo e verdadeiro amor à Pátria e ao povo brasileiro, realizando grandes contribuições para a educação brasileira, sobretudo o ensino público".
"O Brasil de Darcy Ribeiro" - "O Paraíso Perdido" - Episódio I - 52:08
"O Brasil de Darcy Ribeiro" - "O Paraíso Perdido" - Episódio II - 52:07
"O Brasil de Darcy Ribeiro" - "Os Idos de Março" - Episódio III - 52:05
"O Brasil de Darcy Ribeiro" - "Havemos de Amanhecer" - Episódio IV - 51:34
"O Brasil de Darcy Ribeiro" - "A Coragem da Alegria" - Episódio V - 51:46
É bastante comum vermos por aí um bocado de gente anacrônica se referindo a Darcy Ribeiro como uma verdadeira proeminência no cenário político, social e educacional brasileiro, mas o interessante é perceber que a maioria delas desconhece completamente seu ideário de justiça social, sua luta em defesa da soberania e da evolução do Brasil, sempre se posicionando, e lutando, em favor dos verdadeiros donos do país, os indígenas e o povo trabalhador. Conhecer Darcy e sua história de luta é indispensável a quem deseja se distanciar da ignorância, da puerilidade e da estupidez.
Darcy nos deixou em 17 de fevereiro de 1997. Viva Darcy Ribeiro!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário: f446e
Postar um comentário