Espinosa, meu éden 6r4r4o

Espinosa, meu éden

domingo, 26 de janeiro de 2025 3x2c1j

3658 - Montes Claros perde Dona Marina Fernândez 4f2t31

Faleceu ontem, sábado, 25 de janeiro de 2025, em Montes Claros, uma das mais importantes e queridas personalidades da cidade, Dona Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. Ela tinha 98 anos. 
Amante apaixonada da cultura e da arte, especialmente da música, Dona Marina provocou mudanças extraordinárias na vida de muita gente em Montes Claros, ao fundar, no ano de 1961, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, cujo nome homenageia o seu pai, o maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez. Sêo Oscar, filho de imigrantes espanhóis, deixou a faculdade de Medicina para estudar e fazer o que amava, música. Criador de muitas obras musicais, ele gerou dois filhos na união amorosa com a esposa Irene Sotto, Oscar e Marina. Esta que continuaria o legado do país, fundando e inaugurando no dia 14 de março de 1961, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez.
Nascida na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro em 8 de fevereiro de 1926, Dona Marina veio residir em Montes Claros em 1947, tendo quatro filhos, frutos do seu matrimônio com o empresário Joaquim Alves da Silva: Ricardo, Eduardo, Maria Antonieta e Irene. Com sua paixão pela música e sua capacidade extraordinária de liderança e concretização de sonhos, foi de fundamental importância para o desenvolvimento da arte, cultura e, sobretudo, da música em Montes Claros e região, abrindo oportunidades a milhares de pessoas de todas as classes sociais de ter o ao aprendizado da música. Ainda hoje a sua criação, o Conservatório Estadual de Música, que foi estadualizado em 1962, continua vivo e forte, instalado na Avenida João Chaves, 438, no Bairro Jardim São Luiz. Depois de funcionar inicialmente em uma velha casa no Centro cedida pelo então prefeito Simeão Ribeiro Pires, na Rua Dr. Veloso, 486, o conservatório se mudou para sua sede própria na mesma rua, no número 432, ficando por ali longo tempo até ser transferido para o endereço atual. Em 1996 foi inaugurado um anexo do conservatório na cidade vizinha de Bocaiuva.
Certamente são muitos os homens e mulheres que usufruíram da bênção da arte e da música pelas mãos de Dona Marina e que agora estão entristecidos com sua partida para a eternidade, obviamente com os corações repletos de gratidão a esta especial entusiasta e realizadora da cultura no Sertão das Minas Gerais. 
Aos familiares de Dona Marina, os meus sentimentos de pesar pela partida desta gigante defensora da cultura que tanto bem fez a Montes Claros. Que descanse na mais justa e completa paz! 
Um grande abraço espinosense.

 


Nenhum comentário: f446e